Conceito: " A complexiade da real origem dos preconceitos é uma das grandes difículdades que o ser humano enfrenta para entender e amar o próximo de forma objetiva e sensata".
Sua classificação
Embora a expressão "preconceito" seja pouco comentada e discutida podemos dividilas em duas vertentes: Os preconceitos do bem e os preconceitos do mau. Os preconceitos do bem podemos dizer que são aqueles que zelam pela prudência e estão baseados em estatísticas reais nos ensinamentos de Deus e no instinto humano de autoproteção. Podemos dizer que em geral estes preconceitos são contra: Doenças contagiosas, Imoralidades, Comportamentos degradantes, Pessoas violentas, Drogados, Bêbados, Más companhias etc.... Já os preconceitos do mal são aqueles que acabam resultando em injustiças e são baseados unicamente nas aparências e na empatia. É importante ressaltar que não somos donos da verdade, portanto é muito difícil definir o que é do bem e o que é do mal. Então é muito importante ser respeitada a liberdade de interpretação pessoal de cada um de nós sobre este assunto.
Preconceito racial
Com certeza este é um dos preconceitos mais existentes dentro da nossa sociedade. Embora muitos digam que não, é claro e evidente a presença deste preconceito em todos os setores da nossa sociedade. Deveriamos ter muito mais respeito, principalmente pela raça negra que nos tempos de Escravatura sofreram muito para conseguir sua liberdade e que nos dias atuais apesar de livres, ainda sofrem muito para ter que demonstrar seu valor. Ser negro no Brasil é ter sempre que estar um passo a frente dos outros. Precisamos de uma sociedade mais justa e menos hipócrita. É preciso mais amor no coração e menos descriminação. Somos todos irmãos independente da cor da sua pele, seja ela branca, negra , amarela ou outra qualquer.
Preconceito sexual
O preconceito sexual é descriminar alguém pela sua orientação sexual. Homossexuais e Bissexuais são agredidos por não serem "iguais" as regras da sociedade. Nesse caso muitas pessoas escondem sua orientação sexual por medo de insultos e preconceitos de outra ordem. A sexualidade de uma pessoa não é uma "opção sexual " a maneira como ela ira desenvolver seu desejo sexual, depende de vários fatores( ainda discutidos pela psicologia ). Portanto não julgue uma pessoa pela sua orientação sexual e sim pelas suas atitudes perante a sociedade.
Preconceito social
Vivemos em um País com muitas desigualdes sociais. Diante de uma distribuição de renda cada vez pior, onde poucos ganham muito e muitos ganham pouco, fica muito claro esta descriminação dentro da nossa sociedade. Com uma sociedade cada vez mais capitalista onde o que prevalece é o poder aquisitivo das pessoas, fica difícil falarmos de igualdade social. Você é julgado pelo que tem, veste e pode comprar, não pelo seu caráter e educação. Precisamos dar mais valor a certas coisas que o dinheiro não pode comprar como por exemplo: Educação, Caráter e Amor ao próximo.
Preconceito linguístico
A Lingua Portuguesa è um traço cultural comum a todos que falam seja brasileiro, portugues ou componente de outras nações que tem esta lingua como idioma oficial. Existe um grande preconceito ainda com relação a Lingua Portuguesa e aqueles que a falam, principalmente por parte de gramáticos tradicionais. Por isso é formado e ganha força o mito de que "As pessoas sem instrução falam tudo errado". O mito em questão traz uma analíse irreal da linguagem que é falada por maioria dos brasileiros e isso mais uma vez não passa de um preconceito linguistico.
Preconceito religioso
O que faz a espirìtualidade do ser humano não é a religião ou o culto que ele prega, mas sim o comportamento dele diante da humanidade em geral, o respeito que tem pela natureza e os conceitos que tem sobre o Universo e o própio ser humano. Nenhum indivíduo é melhor ou pior do que o outro por seguir certa religião credo, seita ou doutrina. É preciso que se estabeleça uma convivência mais harmoniosa e de respeito entre essas crenças. Todo ser humano tem o" Livre Arbítrio" de acreditar naquilo que mais lhe fortalece espirítualmente.
Falando sem preconceito
Vamos dar um basta a toda esta intolêrancia e injustiça existente e lutar por uma sociedade mais digna e menos preconceituosa. Precisamos saber conviver com as indiferenças que a vida nos proporciona. Não tente julgar apenas estenda a sua mão e tente ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário