Muita gente com certeza já foi a um circo e deu muitas gargalhadas com as piadas e brincadeiras daquele indivíduo de rosto pintado, roupa colorida e peruca. Estamos falando do "Palhaço", uma das mais antigas profissões do mundo. Sempre quando pensamos em um palhaço, logo vem a mente a figura daquele cara engraçado que esta sempre de bem com a vida e pronto a nos fazer rir.Mas na verdade o que muita desconhece é que a vida do palhaço não é brincadeira não.. Por trás daquela figura engraçada com o rosto pintado existe um ser humano igual a todos nós, que passa por muitas dificuldades e luta para sobreviver dentro de um país onde a situação não é nada engraçada. Ser palhaço é amar a vida, a natureza e as crianças. A maior recompensa de um palhaço é conseguir o sorriso de uma criança e ver ela feliz, nem que seja por alguns instantes. Sempre quando você estiver triste lembre-se da figura do palhaço, dê uma risada e saiba que nem tudo está perdido e que você ainda pode ser muito feliz.
Carequinha: Profissão Sorriso !
Biografia: George Savalla Gomes nasceu numa família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram trapezzistas, Eliza Savalla e Lázaro Gomes (George literalmente nasceu no circo, pois sua mãe grávida estava fazendo perfomance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro). George deu início a sua carreira como palhaço "Carequinha" aos cinco anosde idade no circo de sua família, quando este estava em apresentação em Carangola, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Aos doze era palhaço oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padrasto. Em 1938 estreou como cantor na rádio Mayrink Veiga no Rio De Janeiro, no programa Picolino já na Televisão Brasileira teve como marco o fato de ter sido o primeiro palhaço a ter um programa o "Circo Bombril", posteriormente "Circo do Carequinha", programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas decadas de 1950 e 1960. Ainda nos anos de 1960 num dia de domingo, Carequinha fez um programa na TV Piratini de Porto Alegre. O produtor do programa o abordou dizendo " os gaúchos conhecem o Carequinha devido ao programa do Rio De janeiro transmitido em rede. Mas eles querem você ao vivo aqui no Rio Grande do Sul. Queremos fazer seus programas todos os domingos ",afirmou. Carequinha entrou em contato com um empresário chamado Nelson. Depois do encerramento de cada programa dominical às 16:00 horas, saia para as mais diversas cidades gaúchas, como Caxias do Sul, São Leopoldo, Uruguaiana e até Rivera no Uruguai para apresentar o seu circo até terça-feira, quando retornava para o Rio de Janeiro para realizar o seu programa na TV Tupi nas quintas-feiras. Aos sábados apresentava o seu circo na TV Curitiba. Vale destacar que Carequinha participante do início da TV Tupi Rio, também estava no estágio final da citada televisão com o programa local " O Circo do Carequinha ". Em 1976 o cineasta Roberto Machado Júnior fez um documentário sobre Carequinha que teve o própio palhaço como autor do roteiro. No ano de 1980 apresentou um programa infantil chamado " Circo Alegre " na extinta TV Manchete. O Circo Alegre tinha a assistência da ajudante Paulinha e das professoras da Escola de Dança Sininho de Ouro, de Niterói (RJ). Na TV Manchete ele gravava um programa de oito horas por dia para uma semana inteira e a empresária Marlene Mattos era sua acessora. Na globo participou do programa Escolinha Do Professor Raimundo e da novela Tres Marias.
Seu último trabalho na televisão foi na Rede Globo, com uma participação na minissérie : Hoje é dia de Maria em 2005. Aos noventa anos o artista morreu em sua casa em São Gonçalo, no estado do Rio De Janeiro. Durante a madrugada ele queixou-se de falta de ar e dores no peito e morreu antes de receber atendimento médico. Foi enterrado no dia seguinte no Cemitério de São Miguel, na mesma cidade. Seu terno colorido com o qual sempre se apresentava em seus espetáculos, foi também posto em seu caixão e assim enterrado juntamente com o corpo do artista. O local tem grande valor simbólico, pois neste cemitério estão a maior parte das 400 vítimas de um incidente de um circo ocorrido em 1961 na cidade de Niterói - O incêndio no Gran Circus Norte Americano.
Atuação
Carequinha agitava a criançada com seu bordão " Tá certo ou não Tá ". Por várias gerações levou a alegria a milhões de espectadores. Ainda ativo aos noventa anos, continuava alegrando e educando com suas músicas. Carequinha foi o primeiro artista circense a fazer sucesso na televisão, sendo pioneiro no ( Brasil ) no formato de programas infantis de auditório que até hoje fazem sucesso. Gravou 26 discos, fez filmes e colocou sua marca em diversos produtos infantis. Seu vasto repertório músical, quase integralmente formado por cantigas de roda, constitui hoje clássicos da música infanto-juvenil, folclórica e carnavalesca. Dentre elas destacam-se: " Sapo Cururu ", " Marcha Soldado ", " Escravos de Jó ", "Samba Lelê ", e dezenas de outras. O palhaço Carequinha é considerado por muitos como um Patrimônio da Cultura Brasileira. Carequinha atravessou várias gerações como ídolo infantil.
Doutores da Alegria
Doutores da Alegria é uma Organização da Sociedade Cívil que tem como missão promover a experiência da alegria na adversidade, por meio da arte do palhaço. Desde de 1991 a ONG atua junto junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais da saúde. Mantem também um núcleo de pesquisa dedicado à " Linguagem do Palhaço " e desenvolve programas diversos de formação nessa área.Pesquisas demonstram que apesar do trabalho ser dirigido as crianças, contagia pais, profissionais da saúde e funcionários dos hospitais. Com um elenco de cerca de 50 palhaços profissionais, a ONG atua nos hospitais públicos de São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Os palhaços atuam em dupla e visitam as crianças leito a leito, duas vezes por semana, por cerca de seis horas por dia, 48 semanas por ano. Em vez de um espetáculo pré- estabelecido, trata-se da interação artística construida ali na hora, a partir da permissão da criança. Os doutores da Alegria realizaram cerca de 800 mil visitas desde sua fundação, articulam hoje uma rede com mais de 400 grupos semelhantes que atuam em todo o Brasil e já formaram mais de 180 palhaços com seu programa de formação para jovens. O programa "Platéias Hospitalares" que desde 2009 atua em oito hospitais da rede pública no estado do Rio de Janeiro, completou a marca de 100 apresentações artísticas neste ano, atingindo mais de 11 mil pessoas. A organização é reconhecida em todo país por seu profissionalismo e atuação inovadora. Recebeu o prêmio "Criança" da Fundação Abrinq pelos Direios da Criança, foi incluida três vezes na lista das 100 melhores práticas globais da Divisão Habitat da Organização das Nações Unidas e recebeu o Prêmio Cultural e Saúde concedido em junho de 2009 pelo Programa Cultura Viva, iniciativa conjunta dos Ministérios da Cultura e Saúde.
Patch Adams - O Amor é contagioso !
Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um Hospital Psiquiátrico "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois patch entra em uma Universidade de Medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes. Patch vai lutar contra um desafio, mas como isso vai por uma mensagem dentro da Universidade que não só cotagiara de alegria seus amigos, mas sim um mundo todo, pois ele provara que o "Amor é contagioso".
Viva a Alegria !
Escrever sobre a "Alegria" é muito bom e faz muito bem ao coração. Vou terminando por aqui mas sem antes esquecer de dizer muito obrigado por vocês existirem os "Profissionais do riso". Vocês adoráveis palhaços como: Carequinha, Arrelia, Renato Aragão, Bozo, Piolim, Torresmo, Biribinha, Chicharrão, Chuchu, Espoleta, Picolino, Pururuca e muitos outros, merecem toda nossa admiração e respeito. Seres iluminados que vieram ao mundo para nos trazer alegria e felicidade. Quando você estiver triste e desanimado lembre-se da figura do "Palhaço" e dê um sorriso, pois sorrir é o melhor remédio que existe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário