quinta-feira, 1 de novembro de 2012

" La mano de Dios 2 " - O retorno !

 
 
Passados 26 anos, mais uma vez um gol de mão de um jogador argentino, vem causando muita polêmica no cenário do futebol mundial. O primeiro episódio aconteceu na Copa de 86, quando na ocasião o jogador da Argentina (Diego Armando Maradona) usando de muita malandragem e sutileza, fez um gol de mão contra a seleção da Inglaterra. Este gol ficou conhecido como "La mano de Dios" pelo fato do argentino em entrevista após o jogo, afirmar que contou com uma ajuda "Divina" para marcar  este gol que ajudou  a Argentina a sagrar-se campeã da Copa de 86.
 
 
O segundo  episódio e o mais recente, aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. O caso aconteceu na partida entre Internacional x Palmeiras, quando após uma cobrança de escanteio o centroavante do Palmeiras, o argentino Barcos, subiu e desviou a bola com a mão, fazendo o gol para o time paulista. Logo após a marcação do gol, os jogadores do Internacional correram em direção ao juiz, pedindo a anulação do gol que teria sido feito de mão. A primeira reação do juiz foi a de validar o gol, mas diante de tanta pressão dos jogadores colorados, o juiz demorou alguns minutos para tomar sua decisão e logo após receber um comunicado do quarto árbitro, através do ponto eletrônico, de que realmente o gol teria sido feito com a mão, o juiz tomou a decisão de anular o gol.

A partida terminou com a vitória da equipe do Internacional pelo placar de 2 x 1.Teria sido este um resultado normal, diante do fato do gol do argentino Barcos ter sido anulado de forma correta, já que  as imagens não deixavam dúvidas quanto ao toque de mão do atacante palmeirense. Acontece que ao final da partida, dirigentes palmeirenses ficaram sabendo que o quarto árbitro foi avisado que o gol teria sido feito com a mão, através de um comunicado do delegado da partida, este que teria sido avisado por um repórter que estava à beira do campo. Diante dos fatos, os dirigentes palmeirenses acionaram os advogados do clube, que por sua vez entraram com uma representação no STJD "Superior Tribunal de Justiça Desportiva" pedindo a anulação da partida. O orgão aceitou o pedido e não homologou o resultado da partida. O julgamento da questão será agora no mês de novembro, em data que ainda não foi marcada.

Segundo o que diz a regra 5 da Jutiça Desportiva : "O árbitro somente poderá modificar uma decisão, se perceber que a mesma é incorreta ou a seu critério, conforme uma indicação de um árbitro assistente ou do quarto árbitro, sempre que ainda não tiver reiniciado o jogo ou terminado a partida".

Como se vê, a regra diz que somente o árbitro e seus auxiliares podem tomar decisão sobre um lance de jogo e mais ninguém, até mesmo o delegado da partida.


Falando na real

Na real esta é mais uma tentativa desesperada da diretoria palmeirense para tentar livrar a equipe de mais um rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Este pedido de anulação da partida feito pela diretoria palmeirense é totalmente sem fundamento, já que ficou muito claro que o gol foi anulado de forma correta. Até mesmo o atacante palmeirense Barcos, o pivô de toda esta polêmica, acabou confirmando que realmente desviou a bola com a mão. Claro que também precisamos destacar que é ilegal o fato de um reporter ter avisado o delegado da partida, que avisou o quarto árbitro e este ter avisado o árbitro principal da partida, sobre o fato ocorrido. A regra é clara e diz que pessoas extra campo não podem influenciar nas decisões do árbitro da partida. O que não podemos concordar também é que um erro tente disfarçar o outro
Diante de tais fatos, você acha que é  ético ou não o Palmeiras pedir a anulação de uma partida onde o árbitro anulou um gol irregular ?
Esta resposta teremos ao final do julgamento desta questão.
O fato é que mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Futebol, esta nas manchetes esportivas do mundo inteiro, de forma muito negativa e cada vez mais perdendo a sua credibilidade. As vésperas da Copa do Mundo de 2014, é muito preocupante ver que o jogo de interesses extra campo ainda prevaleça no Futebol Brasileiro. E tenho dito !


Assista aos vídeos dos gols marcados por Maradona e Barcos :

 



 




 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário