quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais do mesmo !

 
Para quem achou que depois da saída de Mano Menezes do comando técnico da Seleção Brasileira, finalmente veríamos uma reformulação na seleção, com um perfil de treinador diferente dos que já por ela passaram e com conceitos novos, infelizmente ainda não foi desta vez que isto aconteceu.
Nesta última quinta-feira (29) foi anunciado o nome do novo técnico da Seleção Brasileira de futebol. Para substituir Mano menezes no comando técnico da Seleção Brasileira, foi escolhido o treinador responsável pelo Penta-campeonato em 2002 ( Luiz Felipe Scolari).
Junto com Felipão, a CBF também anunciou o nome do novo auxiliar técnico da seleção, o não menos experiente Carlos Alberto Parreira.
O fato da próxima Copa do Mundo de 2014 ser realizada aqui no Brasil, pode servir como explicação para volta de Felipão e Parreira para a Seleção Brasileira de Futebol. Com a pressão de ter que ganhar a próxima Copa em casa, os dirigentes da CBF  resolveram não arriscar  e correr o risco de mais uma vez o Brasil não ser campeão jogando em casa, como o que aconteceu em 1950 diante do Uruguai no Maracanã.
Agora o que resta saber é se em tão pouco tempo o eperiente Luiz Felipe Scolari vai conseguir dar uma cara nova para a seleção ou vai seguir os passos de Mano Menezes e continuar com a mesma filosofia de trabalho.
 
Falando na real
Na real a CBF perdeu uma grande oportunidade de rever seus conceitos e contratar um treinador com novos conceitos para dar uma cara nova para o futebol burocrático que a seleção vem apresentando nos últimos anos. Uma total falta de planejamento fez com que os dirigentes da CBF tivessem que trazer de volta a figura de Felipão para a seleção.
Na verdade Luiz Felipe Scolari esta servindo como escudo para as trapalhadas destes dirigentes da CBF, que ao escolherem Felipão para assumir este cargo, estão jogando toda responsabilidade por um possivel fracasso em cima do mesmo. Caso aconteça ao contrário o discurso muda e todos os méritos pela conquista vão todos para a CBF, que teve a grande sacada de trazer um treinador experiente e renomado como Felipão para conseguir mais esta conquista para a Seleção Brasileira de futebol.
Bem meus amigos, este é o cenário que nos é apresentado no momento, e para nós torcedores não resta outra coisa a fazer do que esperar e torcer pela seleção na próxima Copa que vem pela frente.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dignidade teu nome é Joaquim !

 
Tomou posse ontem (22) em Brasília, o ministro "Joaquim Barbosa " como novo Presidente do " Supremo Tribunal Federal ". Esta é a primeira vez que um negro assume uma posição de destaque na Justiça Federal Brasileira. Nascido em Paracatu (Minas Gerais), teve uma infância muito pobre e viu nos estudos a chance de mudar essa história. No seu discursso de posse, ele criticou a desigualdade no acesso à Justiça no Brasil. No final de seu discursso, Joaquim agradeceu muito emocionado a sua "querida mãezinha".

Falando na real
 
Na real Joaquim Barbosa, filho de um pedreiro e de uma faxineira, está seguindo os passos de sua família, fazendo uma faxina na podridão dos corruptos bandidos e tentando reconstruir com alicerses firmes e fortes a Justiça no Brasil. Seguindo os passos do líder sul africano "Nelson Mandela" e do ativista americano "Martin Luther King", o ministro Joaquim Barbosa vem trilhando seu caminho, calçado em cima de muita "Dignidade e Honradez", derrubando todos os tabus e preconceitos sobre a imagem de uma pessoa negra  exercendo uma posição de destaque no cenário político e social. Por fim deixo aqui meus parabéns para este nobre cidadão brasileiro e desejando muito sucesso nesta nova caminhada. Pra cima deles Joaquim, o Brasil está contigo !
 
Assista ao vídeo da posse de Joaquim Barbosa :
 
 
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Pintando o sete !

 
Nesta manhã de domingo (18), a Seleção Brasileira de Futsal conseguiu a conquista do heptacampeonato, depois de vencer a Seleção da Espanha por 3 x 2, com um gol do jogador Neto falatando 19 segundos para acabar a prorrogação.A partida foi muito disputada e a Espanha vendeu muito caro esta derrota.Apresentando um futebol de muita marcação e toque de bola muito rápido, a Seleção Espanhola criou muitas dificuldades para a nossa seleção verde e amarela. Destaque para o jogador Neto que marcou dois belos gols na final e de quebra ainda foi escolhido o melhor jogador da competição.Claro que quando falamos de Futsal e Seleção Brasileira, não podemos esquecer de citar o nome do melhor jogador do mundo (Falcão). Na disputa desta competição, o craque (Falcão) além de desfilar toda sua habilidade e categoria, o jogador brasileiro também foi um exemplo de superação para todos  os atletas da seleção. Falcão começou a disputa deste mundial jogando no sacríficio, devido a uma lesão muscular que impediu que o atleta estivesse com 100% das suas condições físicas. Para piorar toda esta situação o jogador ainda teve uma paralisia facial, que impedia o atleta até mesmo de fechar os olhos. Apesar de todas estas dificuldades o jogador continuou na competição e foi decisivo na semi-final contra a Argntina e também na final contra a Espanha, quando marcou o gol de empate que levou a partida para a  prorrogação.
 
Falando na real
 
Realmente é um exemplo de superação e paixão ao vestir a camisa da Seleção Brasileira.
 Um jogador como (Falcão), já renomado, que já construiu uma carreira sólida ao longo dos anos e que tem muita fama, poderia muito bem não se aarriscar e ficar sob cuidados médicos, mas ao contrário, entra em quadra e é decivo na  conquista deste sétimo título mundial da Seleção Brasileira. Acredito que  se em outros setores de um modo geral, existissem profissionais com o mesmo caráter e disposição do craque Falcão, com certeza viveríamos num mundo muito melhor. Termino por aqui deixando meus parabéns para Falcão e toda Seleção Brasileira por mais esta conquista.
 
Assista ao vídeo desta grande final !
 
 
 
 
 

sábado, 17 de novembro de 2012

Novamente Friburgo !

 

Infelizmente mais uma vez a história se repete para a população de Nova Friburgo (RJ). Depois da terrivel tragédia que aconteceu em  2011, quando na ocasião mais 900 pessoas morreram em virtude de grandes deslizamentos que aconteceram nas encostas de todas as cidades serranas do Rio de Janeiro, mais um vez um deslizamento de terra  colocou em risco os moradores de Nova Friburgo que foram obrigados a  abandonar suas moradias, deixando para trás tudo que estavam reconstruindo depois da tragédia do ano passado. As fortes chuvas que vem atingindo principalmente a região serrana do Rio de Janeiro, colocou em estado de alerta a  Defesa Cívil do Estado que esta fazendo a retirada dos moradores  da área de risco, prevenindo que aconteça uma nova tragédia. Assim como no ano passado, os moradores que estão deixando suas moradias estão indo para casa de parentes, ou então, aqueles que não tem para onde ir estão sendo transferidos para abrigos cedidos pela prefeitura.
 
Falando na real
 
Até quando vamos ser obrigados a ver estes fatos lamentáveis que acontecem todos os anos e nenhuma medida preventiva é tomada para que isto não ocorra mais uma vez. O que parece é que as mais de 900 mortes que aconteceram no ano passado, não foram necessárias para sensibilizar as autoridades do Rio de Janeiro. Quantas vítimas ainda terão que ter para que estes políticos imconpetentes tomem alguma providência de concreto. É inaceitável que depois de uma tragédia onde morreram quase 1.000 pessoas, não tenha sido feita nenhuma obra de contenção nestas encostas para evitar futuros deslizamentos. Na real estes políticos do alto de suas mansões na zona sul do Rio de Janeiro, estão livres destes problemas que assolam esta poulação mais humilde, e usam estas tragédias como plataforma política para se elegerem prometendo  o que na verdade nunca cumprem, que é amenizar o sofrimento desta população mais carente que fica olhando para o céu, com medo da próxima chuva.
 
 

 
 
 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Perto dos olhos & Longe do coração !

 
A cada dia que passa só aumenta a briga pela audiência entre Globo x Record (As duas maiores emissoras da TV aberta no Brasil). As consequências desta disputa sem fim, são sofridas por nós telespectadores, que acabamos ficando refens de uma programação totalmente iútil e sem nenhum propósito educativo. Tendo em vista tudo isto, a realidade é que temos um "Jornalismo Agressivo", focado somente então em propagar as notícias da violência que assola o País. No que diz respeito a educação, o que podemos ver é uma programação infantil totalmente contraria aos princípios da "Moral e Bom Costume" e que nada acrescenta no desenvolvimento de nossas crianças. Na programação esportiva o que vemos é estas duas emissoras darem  muito mais valor aos esportes mais conhecidos, deixando de lado os esportes menos conhecidos que dependem destes incentivos para sobreviverem. Dentro deste cenário apresentado, só resta a nós telespectadores termos o dissernimento do que  é bom e o que é ruim para ser visto.

Falando na real

Na real isto que é colocado todos os dias na nossa TV, nós não podemos nem chamar de programação e sim de "Lixo Cultural". São muitos programas sem conteúdo nenhum e que não acrescentam nada de bom para o nosso dia a dia. Como podemos classificar estes programas : Malhação, Mais Você, Vale a pena ver de novo, Big Brother, Idolos, Todo mundo odeia o Chris, Tudo é Possível e A Fazenda. Não é possivel que este pessoal que nos apresenta esta enxurrada de medíocridades, não tenha o minímo de competência e boa vontade de fazer uma  programação que nos acrescente algo de útil  e que nos proporcione conhecimento. Infelizmente este meu desabafo não deve mudar muita coisa, mas espero que sirva de reflexão para você que está acompanhando esta postagem. Termino por aqui com a sensação de dever cumprido e sempre otimista que um dia ainda possamos ter mais "Cultura" e menos "Medíocridade" na nossa Televisão Brasileira. E tenho dito.
 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quatro vezes Tricolor !

 

Faltando 03 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro de Futebol, a equipe do Fluminense já está comemorando o título, depois da vitória por 3 x 2 sobre a equipe do Palmeiras. Com a vitória neste domingo sobre a equipe paulista, o Fluminense chegou aos 76 pontos e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado que é o Grêmio que tem 66 pontos. Faltando 09 pontos para serem disputados, o Fluminense abriu uma vantagem de 10 pontos sobre a equipe gaúcha. Este é o quarto título brasileiro do Fluminense, que agora vai cumprir tabela nas últimas partidas e já vai começar a preparação para a Taça Libertadores de 2013. Na contramão de toda esta euforia e felicidade dos tricolores, está o Palmeiras que com mais esta derrota carimbou o seu passaporte de volta para a segunda divisão do futebol brasileiro. O maior destaque do jogo e de toda a campanha do Fluminense, foi o centroavante Fred que marcou dois gols nesta última partida, chegando assim a marca de 19 gols no campeonato.

Falando na real

Claro que não podemos questionar esta bela campanha do Fluminense e  muito menos deixar de afirmar que este título foi merecido, mas precisamos ressaltar também a vantagem que o Fluminense teve em sair logo no início da Libertadores, podendo assim priorizar a disputa do Brasileirão. Outro fato que também merece ser destacado, foi o Fluminense não ter tido jogadores convocados para a maioria dos jogos da seleção, ao contrário de outros times que  foram muito prejudicados com a falta de seus principais jogadores para a disputa do campeonato. Termino por aqui deixando meus parabéns ao Fluminense pelo seu penta campeonato e aguardando a próxima disputa em 2013.




 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

O desespero veste verde !

 
 
Faltando apenas quatro rodadas para o término do Campeonato Brasileiro de Futebol, mais uma vez um dos times de maior tradição do Estado de São Paulo, esta prestes a ser rebaixado para a Série B. Estamos falando do "Palmeiras" que com uma campanha muito fraca, se encontra atualmente com apenas 33 pontos na 18ª posição do campeonato. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Bahia que  tem 40 pontos, sete a mais que o Palmeiras. Tendo que vencer as quatro partidas que lhe restam, para quem sabe escapar do rebaixamento, fica muito difícil para qualquer torcedor por mais otimista que seja, alimentar alguma esperança de que isto não aconteça novamente. Este time que esta praticamente rebaixado no Campeonato Brasileiro, foi o mesmo time que neste ano, conquistou a Copa do Brasil e garantiu vaga para a próxima Libertadores. Agora fica a pergunta que não quer calar : Qual a razão desta terrível queda de rendimento do time do Palmeiras no Campeonato Brasileiro ?
 
Falando na real
 
Na real o maior adversário do Palmeiras e maior responsável por toda esta situação, é o própio Palmeiras, que com um ambiente muito conturbado dentro e fora das quatro linhas, jogadores contratados que não corresponderam as expectativas e uma diretoria omissa e ineficaz que não consegue manter entre quatro paredes os problemas que acontecem no dia a dia do clube. Não podemos deixar de responsabilizar o ex-técnico do Palmeiras, o senhor "Luiz Felipe Scolari" que foi quem contratou boa parte destes jogadores que estão neste atual elenco do Palmeiras. Além disso precisamos destacar também a total falta de comprometimento de Felipão com o Palmeiras, quando deixou o clube no momento mais difícil.Termino por aqui desejando boa sorte para o Palmeiras nesta nova caminhada, pois com certeza eles vão precisar muito dela. E tenho dito !
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

" La mano de Dios 2 " - O retorno !

 
 
Passados 26 anos, mais uma vez um gol de mão de um jogador argentino, vem causando muita polêmica no cenário do futebol mundial. O primeiro episódio aconteceu na Copa de 86, quando na ocasião o jogador da Argentina (Diego Armando Maradona) usando de muita malandragem e sutileza, fez um gol de mão contra a seleção da Inglaterra. Este gol ficou conhecido como "La mano de Dios" pelo fato do argentino em entrevista após o jogo, afirmar que contou com uma ajuda "Divina" para marcar  este gol que ajudou  a Argentina a sagrar-se campeã da Copa de 86.
 
 
O segundo  episódio e o mais recente, aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. O caso aconteceu na partida entre Internacional x Palmeiras, quando após uma cobrança de escanteio o centroavante do Palmeiras, o argentino Barcos, subiu e desviou a bola com a mão, fazendo o gol para o time paulista. Logo após a marcação do gol, os jogadores do Internacional correram em direção ao juiz, pedindo a anulação do gol que teria sido feito de mão. A primeira reação do juiz foi a de validar o gol, mas diante de tanta pressão dos jogadores colorados, o juiz demorou alguns minutos para tomar sua decisão e logo após receber um comunicado do quarto árbitro, através do ponto eletrônico, de que realmente o gol teria sido feito com a mão, o juiz tomou a decisão de anular o gol.

A partida terminou com a vitória da equipe do Internacional pelo placar de 2 x 1.Teria sido este um resultado normal, diante do fato do gol do argentino Barcos ter sido anulado de forma correta, já que  as imagens não deixavam dúvidas quanto ao toque de mão do atacante palmeirense. Acontece que ao final da partida, dirigentes palmeirenses ficaram sabendo que o quarto árbitro foi avisado que o gol teria sido feito com a mão, através de um comunicado do delegado da partida, este que teria sido avisado por um repórter que estava à beira do campo. Diante dos fatos, os dirigentes palmeirenses acionaram os advogados do clube, que por sua vez entraram com uma representação no STJD "Superior Tribunal de Justiça Desportiva" pedindo a anulação da partida. O orgão aceitou o pedido e não homologou o resultado da partida. O julgamento da questão será agora no mês de novembro, em data que ainda não foi marcada.

Segundo o que diz a regra 5 da Jutiça Desportiva : "O árbitro somente poderá modificar uma decisão, se perceber que a mesma é incorreta ou a seu critério, conforme uma indicação de um árbitro assistente ou do quarto árbitro, sempre que ainda não tiver reiniciado o jogo ou terminado a partida".

Como se vê, a regra diz que somente o árbitro e seus auxiliares podem tomar decisão sobre um lance de jogo e mais ninguém, até mesmo o delegado da partida.


Falando na real

Na real esta é mais uma tentativa desesperada da diretoria palmeirense para tentar livrar a equipe de mais um rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Este pedido de anulação da partida feito pela diretoria palmeirense é totalmente sem fundamento, já que ficou muito claro que o gol foi anulado de forma correta. Até mesmo o atacante palmeirense Barcos, o pivô de toda esta polêmica, acabou confirmando que realmente desviou a bola com a mão. Claro que também precisamos destacar que é ilegal o fato de um reporter ter avisado o delegado da partida, que avisou o quarto árbitro e este ter avisado o árbitro principal da partida, sobre o fato ocorrido. A regra é clara e diz que pessoas extra campo não podem influenciar nas decisões do árbitro da partida. O que não podemos concordar também é que um erro tente disfarçar o outro
Diante de tais fatos, você acha que é  ético ou não o Palmeiras pedir a anulação de uma partida onde o árbitro anulou um gol irregular ?
Esta resposta teremos ao final do julgamento desta questão.
O fato é que mais uma vez o Campeonato Brasileiro de Futebol, esta nas manchetes esportivas do mundo inteiro, de forma muito negativa e cada vez mais perdendo a sua credibilidade. As vésperas da Copa do Mundo de 2014, é muito preocupante ver que o jogo de interesses extra campo ainda prevaleça no Futebol Brasileiro. E tenho dito !


Assista aos vídeos dos gols marcados por Maradona e Barcos :