Assim como muitos países da europa, o Egito vem passando por uma grande crise social, política e financeira. Fato este que vem gerando muitos protestos violentos em todo o país, principalmente na capital Cairo.
Logo após a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro do ano passado, o Egito passou a ser governado por uma junta militar liderada pelo Marechal Hossein Tantawi e o Parlamento é liderado pelos islâmicos.
Os protestos que acontecem nas ruas do Egito, são voltados para o governo do Marechal Hossein Tantawi, que fez o país afundar em uma aguda crise financeira, tornando o crescimento econômico insignificante e causando uma forte diminuição das reservas estrangeiras.
Especialistas afirmam que os políticos egípicios vão ser obrigados a começar a desvalorização da moeda do Egito, que pode fazer com que os preços dos alimentos e de outros bens comuns aumentem de maneira absurda.
Os protestos nas ruas do Egito, aumentaram nos últimos dias devido a tragédia que aconteceu na partida de futebol entre os dois principais clubes do país. A partida entre Al Ahly e Al Masry, foi disputada no estádio de Port Said e terminou com o resultado de 3 x 1 para os anfitriões (Al Masry).
Segundo informações recolhidas por quem estava dentro do estádio, o conflito teve iníco com provocações dos torcedores do Al Masry contra os vsitantes do Al Ahly. A cada gol marcado pelo time do Al Masry, aumentavam as provocações sobre os rivais. Ao final da partida, torcedores do Al Masry invadiram o gramado e partiram para cima dos jogadores do Al Ahly, fato este que fez com que os torcedores do Al Ahly também invadissem o campo, dando início a uma grande batalha campal.
O saldo de toda esta tragédia foi de mais de mil feridos e 74 mortes. Após o término deste conflito, manifestantes foram para as ruas protestar. O principal alvo do protesto, foi contra as Forças de Segurança que estavam no estádio e que na opinião dos manifestantes, não fizeram nada para impedir esta tragédia que aconteceu em Port Said.
Diante de toda esta situação, as expectativas para o fim de toda esta crise são muitos pequenas e algo precisa ser feito com muita urgência pra acabar com estes protestos violentos que já vitímaram milhares de pessoas em todo o país.
Acompanhe o vídeo da tragédia em Port Said :
Nenhum comentário:
Postar um comentário