domingo, 4 de dezembro de 2011

Campeão !


Um domingo de muitas emoções ! É assim que podemos definir esta última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. Foram 10 jogos que movimentaram as torcidas dos principais clubes do Brasil.

Na briga pelo título estavam as equipes do Corinthians e do Vasco da Gama.

No Rio de Janeiro a equipe do Vasco jogou contra o Flamengo e precisava de uma vitória e ainda torcer por uma derrota do Corinthians. A equipe do Flamengo entrou em campo com o intuito de acabar com as chances de título do rival e também de conseguir pelo menos um ponto que o levaria à disputa da Libertadores. A partida foi muito disputada e o que prevaleceu foi a forte marcação das duas equipes. Apesar de poucas chances a equipe do Vasco conseguiu terminar o primeiro tempo com vantagem no placar, através de Diego Souza que aproveitou um bom cruzamento do volnte Nilton, para cabecear sem chances de defesa para o goleiro Felipe. Na segunda etapa o jogo continuou muito truncado e com muita marcação. Precisando do empate para garantir vaga na Libertadores, o Flamengo soube aproveitar uma das raras chances de contra-ataque e conseguiu chegar ao empate com Renato Abreu que recebeu passe de Deivid e chutou no canto esquerdo do Goleiro Fernando Prass para dar números finais a partida. Com o empate o Flamengo garantiu sua vaga para a Libertadores e Vasco deu adeus as chances de título.

Em São Paulo o Corinthians jogava por um simples empate contra o Palmeiras para ser campeão. Já o Palmeiras tinha um único objetivo que era vencer o clássico e impedir o 5º título do rival. Assim como no Rio de Janeiro, o clássico paulista foi movido pela forte marcação e o nervosismo de ambas as equipes. Na primeira etapa o Palmeiras foi melhor, teve mais posse de bola, mas poucas oportunidades de gol criadas. Já o Corinthians não soube sair da marcação do Palmeiras e se limitou apenas a se defender durante toda primeira etapa. O primeiro tempo terminou empatado em 0 x 0. Na segunda etapa o clima esquentou e logo aos 2 minutos de partida, o palmeirense Valdívia foi expulso depois de falta violenta em Jorge Henrique. Com um homem a mais em campo o Corinthians passou a administrar o empate, mas logo depois também teve um jogador expulso. O zagueiro improvisado de volante Wallace, deu uma voadora no atacante Maikon Leite e também foi expulso. Com o passar do tempo o nervosismo foi aumentando e o  clima dentro de campo esquentando cada vez mais. Faltando poucos minutos para o fim da partida o atacante Jorge Henrique do Corinthians dominou a bola na lateral direita e diante da marcação do jogador João Victor, aplicou o famoso chute no vácuo e provocou a ira do jogador palmeirense que deu uma rasteira e levantou o jogador do Timão.  O que aconteceu depois foi uma verdadeira confusão que envolveu todos os jogadores. Terminada toda esta confusão o árbitro expulsou o volante João Victor do Palmeiras e o zagueiro corinthiano Leandro Castan. Já sabendo do empate no clássico carioca que dava o título para o Corinthians e diante de toda comemoração da torcida, o juiz da partida deu apenas mais alguns minutos de acréscimo e terminou a partida. Com o empate o Corinthians chegou ao seu 5º título brasileiro.

 Apesar de muita comemoração pela conquista do título, o dia 04 de dezembro vai ficar marcado na memória de todos corinthianos como um dia muito triste. Neste dia de muitas emoções para todos os torcedores, o Corinthians perdeu um de seus maiores ídolos em toda sua história. Faleceu neste domingo no hospital Sírio Líbanes as 4h30 o ex-jogador "Sócrates" de infecção generalizada. O "Magrão" como era conhecido por muitos, foi ídolo no Corinthians e esteve em duas Copas do Mundo (1982 e 1986). Dentro de campo Sócrates sempre foi um jogador de refinada técnica e esbanjava talento pelos gramados onde jogava. Fora das quatro linhas  o "Doutor" foi um dos precussores do movimento que mudou a história do Corinthians e a política no Brasil que foi a marcante "Democracia Corinthiana". O "Doutor" se foi mas vai deixar um passado que sempre será lembrado com muito carinho por todos os corinthianos e brasileiros.

Outros resultados importantes desta última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011: No sul o Internacional venceu o Grêmio por 1 x 0 e garantiu a última vaga para a Libertadores O Ceára perdeu para o Bahia por 2 x1 e foi rebaixado. O Atlético-PR venceu o Coritiba por 1 x 0 mas também não conseguiu fugir da segunda divisão.

Assista ao vídeo



Nenhum comentário:

Postar um comentário