quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Justiça onde estás ?


Este caso que vamos contar agora poderia ser apenas mais um dentre os muitos casos de injustiça no Brasil, mas este foi considerado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o maior erro da história jurídica brasileira.

Marcos Mariano da Silva foi preso, pela primeira vez, em 1976, por um crime que não cometeu. É que ele tinha o mesmo nome de um homem acusado de assassinato. O culpado só apareceu seis anos depois.

Marcos foi solto, mas a liberdade durou pouco. Em 1985 ele dirigia um caminhão quando foi parado em uma blitz e detido pelo policial que o reconheceu. O juiz entendeu que ele estava foragido e decidiu mandá-lo de volta para a prisão, onde passou mais 13 anos. Pegou tuberculose e ficou cego ao ser atingido por estilhaços de uma bomba de gás em uma rebelião. Foi preciso um mutirão para que a justiça percebesse o erro.

Marcos Mariano entrou com uma ação contra o estado de Pernambuco por danos morais e materiais. Em 2006 ele ganhou a causa. O valor da indenização foi de dois milhões de reais. Em 2008, Marcos recebeu uma parte do dinheiro. Comprou casas para ele e para os parentes. O estado recorreu para não pagar a segunda parte.

A última decisão dessa briga jurídica saiu ontem. O Superior Tribunal de Justiça negou por unanimidade, o recurso do estado. Foi mais uma vez favorável a Marcos Mariano. Ele soube da notícia por telefone, foi tirar um cochilo e morreu.

Falando na real

Chega a ser revoltante tamanha incompetência e descaso por parte das autoridades jurídicas que condenaram este brasileiro a morte. Será que se este cidadão que foi confundido com um assassino, fosse uma pessoa influente e de posses teria sido preso ? Diante de um caso destes fica cada vez mais difícil acreditar na justiça brasileira. Um cidadão de bem que passa 19 anos de sofrimento tentando provar sua inocência e depois acaba morrendo de desgosto. Espero que as autoridades competentes e responsáveis pelo sistema judiciário brasileiro, tornem a morte deste ex-mecânico como um exemplo de algo que não pode voltar a acontecer, para que nós brasileiros um dia ainda possamos acreditar em justiça no Brasil.

Assista ao vídeo

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MST - Um partido travestido de movimento !


Nascido na década de 80 o MST (Movimento dos Sem Terra), vem ao longo destes anos levantando sua bandeira a favor da reforma agrária. Mas na verdade o que existe por trás desta causa é um grande jogo de interesses. Podemos dizer que estes trabalhadores rurais são verdadeiras marionetes nas mãos de políticos que descobriram neste movimento uma lucrativa forma de realizarem suas plataformas políticas baseadas em uma reforma agrária que está longe de acontecer de verdade. Enquanto isto o que pode se observar são ocupações ilegais em propiedades particulares que tem seu patrimônio delapidado, plantações destruídas e seus animais mortos. O pior de tudo é que depois destas ocupações, os mesmos abandonam estas propiedades sem que se tenha sido plantada uma semente qualquer no solo. Outro fato que precisa ser destacado é a forma violenta que estes trabalhadores usam para fazer estas ocupações. Armados com facões, foices e até armas de fogo estes trabalhadores  entram em confronto com os seguranças particulres destas propiedades. Outra coisa que precisa ser lembrada é a total conivência do INCRA (Instituto Nacional de colonização e Reforma Agrária) com toda esta situação. Diante de tudo isto podemos chegar a qual conclusão ? Infelizmente todo este impasse está longe de chegar ao fim, pelo simples fato de muitos interesses estarem envolvidos nesta situação. Na verdade a reforma agrária que deveria ser a causa principal de tudo, acaba ficando em segundo plano e o que prevalece são os interesses políticos que acabam se escondendo atrás da bandeira deste movimento.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Isto é Corinthians !


Mais uma vez o espiríto guerreiro, a raça e o amor à camisa, foram fundamentais em mais uma vitória do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Com um Pacaembu completamente lotado, quase 40 mil torcedores, a equipe de Parque São Jorge venceu por 2 x 1 o Atlético - MG  e deu um passo muito importante para a conquista do Brasileirão 2011.

 A partida foi mais uma vez um teste para os corações alvinegros que tiveram muitas emoções até o apito final do juiz da partida. Lutando para fugir da zona de rebaixamento, a equipe mineira veio para São Paulo no intuito de conseguir pelo um ponto contra o Corinthians e se livrar em definitivo do fantasma da segunda divisão. Com três volantes no meio de campo o Atlético imprimiu uma forte marcação e conseguiu durante boa parte da partida, anular as principais peças da equipe do Corinthians.

O primeiro tempo da partida terminou no 0 x 0, com um jogo muito amarrado e poucas chances de gol. Já na segunda etapa a partida mudou após o primeiro gol da partida, que foi marcado pelo Atlético através do zagueiro Leonardo Silva que aproveitou um cruzamento na área e cabeceou para abrir o placar. Jogando em casa e com responsabilidade de vencer para voltar para a liderança, o treinador corinthiano Tite, promoveu duas substituições, uma foi a entrada de Alex no lugar de Danilo e a outra foi a entrada de Adriano no lugar de William. Com as duas alterações o time melhorou e partiu para o ataque em busca do empate.

De tanto pressionar o Corinthians conseguiu chegar ao gol de empate aos 32 minutos. Depois de um belo cruzamento da direita de Alessandro, o centroavante Liédson cabeceou firme sem chances de defesa para o goleiro Renan do Atlético. O gol de empate incendiou a torcida nas arquibancadas e aumentou a pressão dentro de campo. Quando o placar de empate já parecia definitivo, o atacante Emerson puxou um contra-ataque em alta velocidade e tocou para Adriano que com enorme categoria chutou cruzado e aos 43 minutos do segundo tempo marcou seu primeiro gol com a camisa do Corinthians no campeonato. Com a vantagem no placar a equipe corinthiana só administrou os minutos restantes que faltavam para o término da partida. Com a vitória o Corinthians chegou aso 67 pontos e voltou para a liderança do campeonato, faltando dois jogos para o fim da competição

Assista ao vídeo da partida

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Energia limpa ! Atitude suja !


A pergunta que não quer calar : Fazer ou não fazer a hidrelétrica "Belo Monte" no rio Xingu. Apesar dos defensores da construção da hidrelétrica afirmarem que é energia renovável e limpa, os opositores desta idéia garantem que a localização da usina pode causar danos irrepáraveis ao meio ambiente.

Se construida a hidrelétrica Belo Monte vai ser a 3ª maior hidrelétrica do mundo e vai ter um custo de R$ 30 bilhões de reais, sendo que 80% deste valor (24 bilhões) são de impostos. A construção da Usina vai alagar e destruir 640 km² de floresta amazônica.

A construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo da água, afetando a flora e a fauna locais e introduzindo diversos impactos sócioeconômicos, tornando a usina inviável dos pontos de vista social e ambiental.


A obra irá inundar permanentemente os igarapés Altamira e Ambé, que cortam a cidade de Altamira e parte da área rural de Vitória do Xingu. A vazão da água do barramento do rio em Volta Grande do Xingu será reduzida e o transporte fluvial até o rio Bacajá (um dos afluentes da margem direita do Xingu) será interrompido. Atualmente este é o único meio de transporte para comunidades ribeirinhas e indígenas chegarem até Altamira onde encontram médicos, dentistas e fazem seus negócios, como a venda de peixes e castanhas.

A alteração da vazão do rio, altera todo ciclo ecológico da região afetada que está condicionado ao regime de secas e cheias. A obra irá gerar regimes hidrológicos destintos para o rio. A região permanentemente alagada deverá impactar na vida de árvores, cujas raízes irão apodrecer. Estas árvores são a base da dieta de muitos peixes. Além disto, muitos peixes fazem a desova no regime de cheias, portanto estima-se que na região seca hávera a redução nas espécies de peixes, impactando na pesca como atividade econômica e de subsistência de povos indígenas e ribeirinhos da região.

A construção da hidrelétrica vai implicar um caos social que seria causado pela migração de mais de 100 mil pessoas para a região e pelo deslocamento forçado de mais de 20 mil pessoas.

Falando na real

Sinceramente gostaria de saber o que o governo de Dilma pretente fazer com este povo indígena e ribeirinhos que vão ser obrigados a sairem do lugar onde vivem para que seja construida esta hidrelétrica. Será que este povo vai ser transferido para algum albergue nos grandes centros ou então vão ser esquecidos e vão ser obrigados a se juntarem ao movimento dos sem teto. Fica difícil entender toda esta situação, porque ao mesmo tempo que o governo mostra uma grande preocupação com o devastamento da "Floresta Amazônica" e com a população indígena ainda existente no Brasil, o mesmo agora lança um projeto da construção de uma hidrelétrica que vai alagar e destruir 640 km² de Floresta Amazônica. Isto acontecendo a população indígena e de ribeirinhos que vivem na região a muito tempo, vão ser obrigados a abandonarem suas moradias e ficarem esperando por um futuro ainda incerto.

Assista ao vídeo :



sábado, 12 de novembro de 2011

Carta para a Nação !


Sou apenas mais um no "Bando de loucos" e venho por meio desta convocar toda fiel torcida para lotar o Pacaembu amanhã na partida contra o Atlético-PR. Você que não vai poder ir ao estádio e vai ficar assistindo a partida pela TV, ou então você que vai ficar escutando a partida no seu radinho de pilha, saibam que sua fé e torcida assim como a dos que vão estar no Pacaembu são muito importantes para mandar uma energia positiva para dentro do gramado e contagiar todos os guerreiros corinthianos na luta por mais uma vitória dentro da competição. O campeonato está chegando na reta final e os guerreiros corinthianos estão na frente e lutam com todas suas forças por mais um título do Campeonato Brasileiro. Aliada a toda garra, fibra e amor a camisa de nossos bravos jogadores, nós torcedores fiéis somos o 12º jogador e peça fundamental  que faz movimentar a "Máquina Corinthiana". Termino por aqui com as seguintes palavras:" Corinthians tu és grande, tu és belo e digno de toda minha adoração, estarei sempre contigo na alegria e na tristeza, na vitória e na derrota e sempre estarei presente em toda sua existência". Pra cima deles TIMÃO !

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tu és grande com certeza ! Oh minha Portuguesa !


Depois de 38 anos o torcedor da Portuguesa pode estufar o peito e gritar bem alto "É Campeão". Dona de uma campanha impecável  a Portuguesa chegou aos 72 pontos ontem à noite no Canindé, depois do empate em 2 x 2 com a equipe do Sport e sagrou-se Campeã do Campeonato Brasileiro da série B, faltando ainda três jogos para o fim da competição. Com os incríveis números de 20 vitórias, 12 empates e três derrotas até o momento, a equipe da Portuguesa um dos clubes mais queridos do Brasil e segundo time no coração de muitos torcedores, está de volta a divisão de elite do futebol brasileiro e já começa a enfrentar uma nova batalha que é a de conseguir manter o atual elenco para a disputa do Brasileirão da série A no ano que vem. Termino por aqui dando os parabéns para esta grande equipe do futebol brasileiro que agora está de volta para o lugar de onde nunca deveria ter saído, que é a série A do Campeonato Brasileiro. Seja bem-vinda de volta Portuguesa !

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Até quando ?


Infelizmente na manhã deste último domingo (6), a sociedade brasileira sofreu mais uma derrota para o crime organizado e o tráfico de drogas. Na manhã deste último domingo, morreu o cinegrafista da TV Bandeirantes, Gelson Domingos. Gelson morreu após ser atingido por um tiro de fuzil no peito, durante a cobertura de uma operação polícial na favela do Antares, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Gelson tinha 46 anos, era casado e tinha três filhos e dois netos.

Falando na real

Na real é muito triste estarmos chorando por mais uma morte de um trabalhador e pai de família, que perde a sua vida no cumprimento de sua função. Gelson foi mais uma vítima desta guerra sem fim, imposta pelo crime organizado nos morros cariocas. Assim como a morte do repórter Tim Lopes que também foi morto por traficantes quando realizava uma matéria na favela Vila Cruzeiro, no bairro do Complexo do Alemão, subúrbio do Rio de Janeiro, a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, vai acabar caindo no esquecimento e se tornar apenas mais uma na estatísca de crimes no Estado do Rio de Janeiro. Diante de toda esta situação, termino por aqui com esta pergunta : Até quando ?

Assista ao vídeo

sábado, 5 de novembro de 2011

Liberdade ! Um preço muito caro !


No Rio de Janeiro o deputado Marcelo Freixo, vem sendo ameaçado de morte, bem como toda sua família, pelo crime organizado.

Diante destas ameaças o deputado e sua família estão deixando o país, a convite da Anistia Internacional para um destino não divulgado.

Desde o assassinato da juiza Patrícia Acioli, o deputado vem fazendo parte de uma lista de jurados de morte.

Desde 2008 o deputado do PSOL atua contra as milícias, que na verdade são: "Bandidos travestidos de policiais". São agentes oficiais do Estado, entre eles policiais e Bombeiros que utilizam sua autoridade e armas para darem suporte a uma força de poder paralelo que atua principalmente nos morros cariocas.

Apostando na impunidade estes milícianos vão impondo suas leis e se sentem confortáveis para tirar do caminho aqueles que tentam atrapalhar seus negócios. Foi por este motivo que a juiza Patrícia Acioli foi morta com vários tiros dentro de seu carro no Rio de Janeiro.

O deputado Marcelo Freixo que vem atuando na luta contra estas milícias, é considerado depois da morte da juiza, o próximo na lista de jurados de morte.

Ameaças dão conta que estão oferecendo R$ 400 mil reais pela sua cabeça.

Agora a pergunta que não quer calar: Se nem um deputado está seguro, e quem não tem voz neste país ?

Falando na real

É uma vergonha o que vem acontecendo neste país. A que ponto chegou a omissão e imcopetência da Justiça Brasileira. Como pode um deputado "Representante legal dos direitos do povo", se ver obrigado a abandonar o seu país, pelo motivo de estar denunciando o crime organizado no Brasil. Até quando nós cidadãos de bem vamos continuar sendo refens desta situação.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Jogada de Marketing ?


Nestes tempos em que a imagem é tudo, o que dizer de toda esta agitação que foi gerada pelo cantor Luciano, depois de uma suposta briga com o irmão Zezé di Camargo e o anúncio do fim da dupla. Teria sido tudo isto um deslize de Luciano ou uma bem organizada "Jogada de Marketing".

O fato é que para convencer os investidores, os patrocinadores e o público de que tudo não passou de um "acidente", a dupla teria duas maneiras de fazer isso. Uma seria convocar um entrevista coletiva. Outra seria dar um depoimento para alguém confiável. A opção escolhida acabou sendo a última: uma exclusiva da dupla ao "Programa do Jô".

Bem ensaiados, Zezé di Camargo e Luciano se sentaram no sofá de Jô Soares e contaram a história que a esta altura todos já conhecem. Tiveram um desentendimento corriqueiro momentos antes do show. O caçula não entrou em cena. O mais velho começou o show sozinho. Ai Luciano apareceu depois da quinta música e anunciou o fim da dupla.

Na sequência contou que encheu a cara de uísque, tomou calmante e tudo somado ao diurético que havia ingerido, foi parar na UTI do hospital.

Para alegria geral da nação, a dupla negou que vá se separar.

Falando na real

Na real todo este acontecido não passou de uma bela peça de teatro, com começo, meio e fim, bem ensaiados pela dupla de protagonistas "Zezé di Camargo e Luiciano". Esta verdadeira "Jogada de Marketing", protagonizada pela dupla sertaneja, já é bem conhecida no meio artístico. Todo artista vive da exposição de sua imagem, e quando as coisas não vão muito bem e a mídia em geral não lhe da a devida atenção, estes artistas procuram uma forma de chamar atenção e serem notados pela mídia.

Veja o vídeo da entrevista da dupla no "Programa do Jô"